22.6.08

PERGUNTAS QUE ME FAZEM...

Qual é o seu projeto de sucesso?
Era um encontro denominado "recapacitação de liderança". Palestras e outras palestras nos foram feitas. Frases decoradas após outra. Eu estava encostado, e de repente minha mente saiu dali, o assunto não me era pertinente, e senti que vinha uma grande vontade de conversar com "alguém". Não é assentar-se junto de quem se faz de terapeuta por instantes. Tenho dificuldade com isto. Acho até que muitos que se dizem terapeutas se disfarçam, atrás tem um monstro que se esconde no caráter de domador de outros monstros (e conheço muitos).
Mas dentro em mim havia vontade de levantar, tomar o microfone e dizer:
"Vocês não se cansam de programas que enobrecem o rótulo? Vocês não acham que deveríamos escolher alguém, com afinidade, e descortinar a alma, com seu peso e dores, alegrias e conquistas do caráter para ver o que acontece?".
Eu não o fiz.
Fiquei triste porque meu pensamento me trouxe de volta e continuei ali, ouvindo tudo aquilo. Por que não fiz? Porque nós temos um tratado. Há um acordo que pensamos ser o bom senso, mas não é. Achamos que é o respeito, mas às vezes é o comodismo:
Reverter um sistema que se repete sem vida, é mais difícil, a solução de todos os dias é continuar a repetição da falta de vida, de sinceridade e humildade.
Em poucos instantes estávamos em roda para conversar sobre projetos de trabalho.
"E você David, quem deseja ser?"
Pensei, repensei... Ouvi da minha frente uma pessoa dizendo que "Queria impactar o mundo", o outro ao lado, se jactava de ter assumido uma igreja com "muros chapiscados, e agora ele já estava colocando até piso e...".
Será que devemos ser "os que fazem grandes coisas?" Por que ninguém pauta mais a vida na contra-cultura ensinada por Jesus?
Eu não sou este que desejo ser. Estou aquém das minhas expectativas (por isto sigo Jesus). Sou arrogante. Orgulhoso.
Quando vi pedófilos apavorados indo à prisão, meu coração exultou. Faço caminhada perto das maiores lojas de carros de Campinas, e por instantes, não me contento com o que tenho. Não gosto de ouvir pessoas no sinaleiro, quero aumentar o volume da música (me envergonho porque eles sabem disto).
Quando ouço uma mensagem, ou leio um texto edificante, penso "em alguém que precisa" antes de pensar que sou o alvo daquela verdade, e a lista é longa...
Respondi: "Eu preciso ser o menor."
Me levantei, e saí com alívio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário