12.8.08

A MÚSICA MENOS OUVIDA

Há um tempo li que a linda música "Shout to the Lord", da australiana Darlene Zschech (Hillsong) foi cantada desde o casebre do Morro da Rocinha, ao Vaticano, com o Papa e os cardeais em reverência. Numa banquinha de camelô ou na Casa Branca em Washington, ainda é possível ouví-la.
Me pus a pensar: "Qual seria a música menos ouvida hoje?".
Não tenho certeza, mas acho que deve ser uma cantada há mais de 3 mil anos.
Quando Moisés estava para morrer, Deus lhe disse: "Você não entrará na terra prometida guiando este povo, logo morrerá. Estas pessoas logo esquecerão quem Sou, e tudo o que aconteceu durante o período de milagres no deserto. Eu quero que você componha uma música, e cante para os homens cantarem em suas casas aos filhos, e assim vão disseminando uma resposta para os dias de questionamento diante da angústia. Quando se perguntarem: 'Por que sofremos?' - Então esta música responderá!".
"Assim, Moisés, naquele mesmo dia, escreveu este cântico e o ensinou aos filhos de Israel". (Dt 31:22).
Durante a música Moisés fala sobre a vida que tiveram quando obedeciam a Deus, ao ponto de "degustar mel da rocha", "Ele os guiou às alturas como águia faz aos filhotes", "vinho em abundância", - tudo isto em meio ao deserto.
Um amigo judeu me disse certa vez: "Fomos mais felizes no deserto!".
Eu nunca vi ninguém num talk show dizer: "Dedico esta música às pessoas que sofrerão. A poesia desta música, ao cantar, fará o coração ter esperança em meio ao desespero, e voltará os corações a amar a Deus sobre todas as coisas. Esta música que componho, me faz voltar pra Deus, e tenho certeza, que também levará as próximas gerações a amá-lo!".
Ah, artistas religiosos! Que direi de vocês? (Seguro um flyer de um show gospel dizendo: "35,00 área VIP").
"Veio Moisés e falou todas as palavras deste cântico aos ouvidos do povo, ele e Josué, filho de Num. Tendo Moisés falado todas estas palavras a todo o Israel, disse-lhes: Aplicai o coração a todas as palavras que, hoje, testifico entre vós, para que ordeneis a vossos filhos que cuidem de cumprir todas as palavras desta lei. Porque esta palavra não é para vós outros coisa vã; antes, é a vossa vida (...)". (Dt 32:44-46)
Entre uma música e outra existe a faixa do silêncio...
©Direitos Reservados ao autor. David de Mello Junior - 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário