11.1.10

Amigos deístas, mais crentes que os "crentes"!



Deísmo: O deísmo é uma postura filosófico-religiosa que admite a existência de um Deus criador, mas questiona a idéia de revelação divina. É uma doutrina que considera a razão como uma via capaz de nos assegurar da existência de Deus, desconsiderando, para tal fim, a prática de alguma religião denominacional.

To: prdavidjunior@hotmail.com

Subject: RE: Espiritualidade

Date: Sun, 27 Dec 2009 14:53:17 -0200


Muito obrigada pela mensagem, Pr David! É impressionante como vc capta a autonomia que (penso eu) Deus nos instrue a ter a partir da Bíblia. Ando bastante interessada pelo modo "não-religioso" de ver a Espiritualidade. Converso bastante com muitos que se diziam ateus, ou que se dizem deístas, e tenho me confundido um pouco, pois mesmo sem conhecerem grande parte da Bíblia, apresentam questionamentos e situações parecidas com o que li, mas não é possível ter certeza.

Eles estão numa busca por algo que não conhecem, e recorrem a todo tipo de conhecimento que, lógico, é aproveitável em grande parte, e às vezes até semelhante às palavras de Jesus. Quanto ao cristianismo, porém, sustentam uma grande barreira, por razões que eu também o faria nessa situação: o que eles vêem são pessoas fechadas ao questionamento, acomodadas, reproduzindo um modo de falar, vestir, e até pensar (se é que pensam, pois muitos não conhecem nem os fundamentos da própria religião). Mas meus colegas já reconhecem a riqueza dos ensinamentos da Bíblia, e procuram seguí-los e entendê-los à medida que prosseguimos.
Isso me leva ao questionamento seguinte: será que meus colegas cristãos estão menos "cristãos" que meus colegas deístas? Para que alguém aceite a Jesus, é necessário que siga o contexto de uma religião específica? Se a função da igreja é apoiar uns aos outros em crescimento mútuo, se ela não necessita de formalidades, se onde 2 ou + estiverem reunidos em nome de Jesus, Ele estará presente, será que nosso pequeno grupo de estudos constitui uma igreja, mesmo que provisória? Porque me parece que essa resistência que enfrentamos, os impedirá de frequentar uma por um longo tempo. Estou um tanto preocupada com a saúde espiritual deles e minha também, por estar fazendo algo além do convencional.

Tenha um Feliz Ano Novo!
Querida B,


Obrigado por escrever um texto tão lúcido expondo de modo certeiro a realidade que cerca um jovem cristão.

Certamente que sim! Muitos amigos nossos que buscam a verdade, são mais crentes que nossos amigos "crentes". A razão é simples. Para ser crente de acordo com o "acordo entre os crentes", é, mesmo não sendo, viver a aparência. De mesmo tendo vontade, impulsos, dúvidas, viver dizendo: "Deus me livre! Tá amarrado".

Já o caminho pra Jesus é diferente. Este caminhar é do arrependimento. Sem esta "mudança da mentalidade", não há um ouvir genuíno do Evangelho. O que está fora do arrependimento, é arrogância religiosa para não se entregar à transformação do ser.


Nossos amigos ateus, deístas, agnósticos e outros - nada mais são do que a sinceridade da música do U2: "Eu ainda não encontrei o que estou procurando" (And I still haven't found what I'm looking for). Estes, estão mais facilmente próximos do que Pedro disse: "Senhor, para onde iremos? Se só tu tens palavras de vida eterna?". Porque encontrar Jesus, é muito melhor que ser evangélico ou crente nos dias de hoje. Jesus Cristo alivia nosso fardo. Perdoa pecados. Dá a certeza do Céu todos os dias. E, se pecarmos, Ele está ao nosso favor.

Enquanto muitas igrejas, muitos pastores, crentes gritões, cantores evangélicos premiados todo ano, não precisam do Cëu, eles tem dinheiro, shopping, carrões, e muita gente batendo palma pra qualquer coisa impensada que gostam de propalar. A igreja perdoa alguns pecados, e mesmo assim, a pessoa carregará o rótulo do "pecado que foi perdoado". Jesus não é assim. Ele tira o pecado do mundo! Do mundo de qualquer um, e tira o mundo de qualquer coração.

Eu incentivo você conversar de Jesus com seus amigos. Ele é o Nome que está acima dos nomes, não discuta Jesus com quem quer equiparar ele a Mahatma Gandhi, Confúcio, Budha, Maomé, etc. Porque nesta discussão, Jesus ficará no patamar de todos estes mencionados.

Todos estes marcaram a filosofia e a espiritualidade porque tinham grandes questões a resolver. Jesus não. Ele é a resposta para todos os questionamentos que temos: do "Que vou comer hoje?", até ao "Meu Deus, porque existe aquecimento global?".

Desejo um ano de intenso conhecimento de Jesus a você e sua família,

Beijos a todos vocês.

Pr. David Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário