"Como sei se determinada pessoa, é certa pra mim?". Quando recebi esta pergunta de um amigo, a princípio relutei respondê-lo. Fujo de qualquer formatação de resposta para aquilo que somente a sabedoria e a experiência pessoal concluem. No entanto, notei que a minha experiência pessoal podia contribuir em termos gerais expondo de alguns princípios.
Sempre, aquilo que é saudável pra vida torna nossas escolhas saudáveis. Por isto não dou "receitas". O que sugiro é que cada um se analise no padrão de amor segundo a Bíblia. Se o que carrega não é o “viver o que é gostoso na individualidade", mas se o compromisso é responsável em dizer "Eu te amo!", imaginando a probabilidade de fazê-lo à beira de uma maca de hospital, ou ajudando o outro elaborar um currículo numa idade madura, imaginando também se o “Eu te amo!” de hoje valerá no amanhã se ao amanhecer, o filho de vocês não tiver voltado para casa - um "Eu te amo!", com ou sem “a química”, com ou sem o ímpeto da juventude, mas com toda consciência e responsabilidade de caminharem juntos a despeito das piores surpresas.
Para encontrar a pessoa certa, deve-se começar em ser a pessoa certa!
Portanto, mais que pensar em namoro, a pessoa certa pra você é aquela que é resposta para o seu amor da vida toda!
1 Cuja formação familiar é impregnada com o temor ao Senhor.
Não quero com isto dizer "família evangélica" (A disparidade de “ser um evangélico" para "o Ser no Evangelho" é muito grande). O temor do Senhor está além das aparências (Sl 19:9). Rute, era moabita, povo pagão. No entanto, Boaz, homem temente a Deus, a tomou por esposa porque seu princípio (de Rute) era: "O teu povo é o meu povo, e o teu Deus, é o meu Deus" (Rt 1:15).
2 Aquela que deseja edificar um lar. A realização profissional, ganhar um bom salário, morar bem, vestir-se bem, são veículos para "UMA" satisfação, e não a fonte para "TODAS" da vida.
Um "lar" é edificado por uma esposa sábia - ajudadora, auxiliadora, companheira - que anseia estar ao lado, que deseja filhos. É mantido pelo marido que sabe: sua esposa é a parte mais frágil. Que não a vê como "objeto do prazer". E, que ambos não se olham segundo a estética "sarada" e híbrida que a sociedade impõe.
3 Aquela que aceita sua família. O amor que tal pessoa terá por você, fará com que olhe aos que você ama, e diga: "Também os amarei, porque creio e respeito o amor que de você procede!". Conheço casais infelizes que não deixam pai e mãe, mas não conheço casais infelizes por respeitar as limitações dos sogros.
4 Aquela que não fantasia a vida. Não dirá "Eu te amo!", porque seu perfil se enquadra no padrão dos "supra-lindos", concorridos, e com uma vida sempre próspera (Se você desejar qualificar sua vida tão próspera, acima de qualquer risco econômico, cairá em avareza e desqualidade de vida). Quando tal pessoa disser "Eu te amo!", será porque faz distinção entre a paixão (a química, o eros) que é temporal, e o amor (a aceitação, decisão diária, a entrega, o ágape) que é contínuo e crescente.
5 Aquela que preza pela comunicação contigo. Que não dificulta os processos urgentes do perdão. Que não brinca com o seu emocional, mas deseja que você viva por dentro e por fora. Que lhe perdoa e busca ser perdoada por ti. Enfim, que não diz "Eu te amo!" somente, mas que vive uma vida pautada no amor e seus afluentes.
6 Aquela que sabe o valor da santidade ao Senhor...
Alguns princípios:
1 Encontrar-se radicalmente como uma pessoa que é um só espírito com Deus! Para estar com você precisa conhecer a Deus, e desejá-Lo como você. A princípio, na ebulição da paixão, todas pessoas dizem: "Eu também tenho este propósito de vida!". Mas a resposta a isto é você quem obterá, por sua percepção e não pelo que é dito como uma reza todos os dias.
2 Teste a pessoa. Analise! Não se canse de procurar saber os conceitos de um relacionamento que esta pessoa traz! Pode ser a pessoa mais linda, entretanto, não se esqueça que reserva segredos de comportamento, e reações em seu íntimo diante dos conflitos da vida.
E, quando começar um namoro, encare-o como "ante-sala", e não como um relacionamento que não pode ser encerrado. Ninguém sustenta um bom relacionamento pelo tempo de convivência: Namorar porque "precisa" namorar. Como se fosse garantia na hipótese de sumir os parceiros da Terra. É infantil demais para quem deseja o matrimônio!
3 Examine como esta pessoa lhe permite se expressar. Qual é o ápice do seu nervosismo, dá indícios de alguém que busca o domínio próprio do Espírito? (Gl 5:22). Repare, não olhe com olhos de um adolescente apaixonado, verifique se as motivações e reações são elementos que poderão ser levados ao longo da vida. Do contrário, você poderá perder a sua sem perceber. Não seja "um outro". Seja você alguém em Deus, e que esta pessoa busque-O contigo!
4 Deus dá olhos santos para quem deseja fazer escolhas santas. Somente os puros conseguem identificar onde e o que é a pureza. (Tito 1:15)
Ore, busque confirmação de Deus. Ele sabe como você O ouve, responderá na sua linguagem.
Mas lembre-se, não procure ninguém, enquanto não se encontrar!
Um abraço carinhoso,
Pr. David Jr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário