5.4.10

Puruca e o segredo de Estevão


Na última quinta, estávamos numa pequena roda de amigos que se encontram pra orar e pensar: "Como seguir Jesus nos dias de hoje?".

Cadeiras em roda, uma oração sincera abriu a reunião, e uma leitura feita por todos da sala. O texto lido foi Atos 3, que maioria das Bíblias o título é "A cura de um coxo". Quando Pedro e João subiam ao templo para orar, e não tendo prata nem ouro, levantaram o coxo pelo poder do nome de Jesus.

Imediatamente o papo e as idéias preparadas começaram fervilhar para comentar sobre "Como ser cheio do Espírito e ajudar o amigo imóvel?".

No meu lado esquerdo estava um dos meus mais novos amigos, o Puruca. Sorridente, fala expontânea e mansa, sempre conversa de modo a nos envolver em cada frase. Sua expontaneidade o levou a dizer: "Nossa, este texto é muito louco! Li ontem".

Como em nosso estudo tudo começa com a liberdade de expressarem o que lhes chamou atenção na leitura, engatilhei: "Então conte-nos o que te faz vibrar quando relê este texto!".

Por ser ele um novo na caminhada com Jesus, imaginei que fosse partir para o fato do milagre diretamente, dizer algo como ouço de muitos: "Hoje em dia os coxo não andam...".

Mas não. Enquanto meu pensamento se ordenava pra continuar um palpite de um novo discípulo maravilhado com o andar de um coxo, fui surpreendido:

"Ah, pastor, este lance aqui ó...quer ver? É...'Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados' (At 3:19). Significa que, "Deus cancelou" né mano?! Fiz muita coisa errada, mas meu passado morre aqui! [...] E que quando chego cansado, até frustrado por não ter batido minhas metas no trampo, eu viro pro lado e ela está ali, do lado. É só pegar e começar a ler. Se não entendo, volto e falo: 'Oh, Pai, me ajuda aqui...' [...] É muito louco, começo a entender! Agora, este Estevão, que era 'que nem nóis', e morreu falando quem era Jesus... Ah, eu li os capítulos seguintes, mas esta história ainda não me sai da cabeça. No final, mesmo morrendo apedrejado ele perdoa todo mundo?! Nossa, não paro de ler, djow!".

Ouvi a Tati me dizer à saída: "Eu não queria vir embora. Ao ouvir o Puruca, sentia desejo de conhecer mais Jesus".

A solução pra momentos de frieza espiritual, não é frequentar um famoso "culto do poder", como os religiosos fazem. É só você parar e ouvir um novo discípulo. Seu primeiro amor exala a brisa que bane o mofo do velho amor igrejeiro. Sua Bíblia com páginas com orelhas, e riscos cuidadosos, te põe a pensar: "Como eu gostaria de grifar aquele texto como ele, como fiz na primeira vez!". O jeito de um novo discípulo gaguejar ao soltar seus primeiros vislumbres da prazerosa caminhada com Jesus, faz um velho discípulo como eu e você sentir saudades: "Como era bom, quando eu falava assim e olhava pra baixo em humildade; sem a necessidade de empinar e querer provar em erudição se conheço mais que o outro".

Um dos segredos para voltar ao primeiro amor, obter novamente fervor espiritual, é encontrar-se com quem acabou de encontrá-Lo! Quando você o encontra, sente em seu sorriso algo como: "Ele ressuscitou, apareceu para mim também. Venha! Me ajude a contar para os demais".

Depois de sua pregação, o Puruca disse: "Falando isto, sabe... me dá uma 'baita vontade' de me batizar, entende? Me entregar mais... mostrar pra todo mundo quem eu me tornei".

Um dos seus pais na fé, não muito mais velho que ele, enterrou o boné na testa e se derramou em lágrimas...

O puruca se batizou ontem, 04 de Abril de 2010!

David Jr.

Pastor do Ministério Lounge - Igreja do Nazareno do Flamboyant

Campinas, 05/04/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário